Tradutor

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Seguidores

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

A ESCOLA DE DEUS



"Logo que nasci fui matriculado na escola de Deus quando recebi o sacramento do batismo, então me tornei membro de sua família.
Quando tinha idade para cursar o ensino fundamental “catequese”, pra receber Cristo pela primeira vez na Hóstia Consagrada, minha mãe insistia para que eu começasse logo e eu sem querer freqüentar, pois reclamava que o domingo era o único dia que eu tinha livre, mas de tanta insistência acabei aceitando.
Comecei freqüentar muito bem só que no decorrer faltei 2 ou 3 vezes e disseram-me que estas faltas me tirariam da conclusão do ensino.
Nessa primeira prova já larguei os estudos para tristeza de minha mãe. Acabei descobrindo depois que era verdade, mas já era tarde.
No ano seguinte com um pouco mais de amadurecimento, senti de verdade que seria hora de entrar de coração no ensino fundamental.
Pedi então para minha mãe renovar a inscrição, pois desta vez eu estava ciente de minha decisão. Daí em diante comecei a estudar para valer, entrei de cabeça e coração, freqüentava todas as aulas com prazer e satisfação. Com o passar dos dias passei também a freqüentar as festas de Cristo aos domingos que é a Santa Missa.
Em pouco tempo já achava ruim ficar fora da escola de Deus e cada vez mais fui conhecendo e vivendo melhor as normas da escola.
Com o ensino fundamental concluído engajei logo no ensino médio “confirmação - o crisma”. E fui aprofundando cada vez mais minha fé em Cristo. Fiquei na faixa de três anos vestibulando nesta escola de Deus, participei de muitos encontros fora da matriz.
Durante o período de vestibular ganhei muita experiência, conheci muitos amigos em Cristo.
Passando um bom tempo da conclusão do ensino médio, o Crisma e do vestibular, dentro da escola de Deus, ouvi falar da faculdade “MOMENTO DE FÉ”. Resolvi fazer uma visita para conhecer melhor e fui percorrendo na sintonia até encontrar o local exato.
Percebi que é uma benção, mas achei estranho seu método de ensino. Quando entendi a formula nunca mais quis ficar longe. Tenho aprendido demais nela, tenho experimentado a trocar o por que pelo para que. Agradeço mais do que reclamo.
Quem pensa no outro e evangeliza alcança a graça mais rápido, troquei corrente de fé pela unidade de fé, pois sou livre não quero prender ninguém.
No ensino fundamental catequese aprendi a usar o adorar senão a Deus, estou aprendendo a me abandonar em Deus e cada vez mais sinto a recompensa.
O bom da escola de Deus é que você já pode iniciar a faculdade e depois recupera o estudo perdido. Não há tempo certo para começar, ou melhor basta querer, nunca é tarde.
Na escola de Deus não há reprovação, pode haver recuperação nas matérias mal desempenhadas, o que há é desistência por parte do aluno que não aceita ser membro desta abençoada escola. De tanto gostar e viver nessa escola ouço alguns dizerem, pra que viver nessa escola e passar por provação toda hora? É melhor viver distante e sossegado.
Já respondo imediatamente – bem como em outra escola existem as provas para nos testar. Na escola comum é para testar nossos conhecimentos, nossa inteligência. E na escola de Deus é para testar nossa fé, nossa força, nossa perseverança.
Bem eu estou em fase de estagio e pretendo um dia ser um educador e formador de novos membros pra essa abençoada escola.
Se você também é um voluntário dessa escola e busca novos alunos, principalmente aqueles indecisos, seja você também!"
Eis a nossa missão, catequisar em todo tempo e lugar!


2- A EDUCAÇÃO DE ADULTOS NA SAGRADA ESCRITURA

A Bíblia é um livro de adultos e para adultos. São os adultos que têm maior condição de refletir sobre o conjunto da mensagem e tomar decisões a partir da provocação da Palavra da Escritura. A Bíblia é texto essencial em catequese com adultos.

CONCLUSÃO.

2.1- A Revelação Bíblica e os adultos

A Bíblia é um livro escrito por adultos e para adultos.
Mostra o Itinerário de um povo que lê os sinais de Deus na sua história.
Nela os adultos mantêm vivas as tradições, transmitindo de geração em geração os fundamentos da fé (Sl 44. 78).
As festas são espaço de catequese, onde se prevê que o adulto seja o veículo da memória do fato celebrado (cf.: Êx 12,26-27).
As orações e recitações de relatos históricos são elementos importantes na educação da fé dos adultos.
O Shemá, “ouve, Israel”..., núcleo básico da fé de Israel, era rezado diariamente (Dt. 6,4-25) o Credo Histórico do povo de Deus (Dt.26,4-9). As advertências e consolações dos profetas são parte da formação dos adultos (cf. 2o Sm 12,1-14; Jr.7,1-15). Os Sapienciais mostram a diversidade de abordagens em livros escritos com óticas diferentes, conforme o contexto que querem responder .
A Bíblia trata do cotidiano com transparência e honestidade ao expor as fraquezas humanas de grandes figuras da fé.
Dentro dos limites da época e da cultura, promove o respeito à vida, chama à responsabilidade os adultos que precisam se posicionar diante da situação sócio-cultural em que vivem (cf. Dt.30,11-20).
O Novo Testamento mostra a formação dos adultos nas comunidades. Eram eles que se convertiam e levavam a família inteira à nova fé (cf. Lc 24, 13-35; Jo 4, 1-45; Lc 19,1-10; Mt 15, 21-31; At 8, 26-40; 10,1-48 ; 1Cor 11, 17-34 e outros).

Estas reflexões (que não pretendem ser completas) mostram que não se trata de colocar simplesmente a Bíblia na catequese com adultos e fazer a leitura de certos textos. Supõe que o agente saiba usar a Bíblia dentro de uma visão libertadora, dentro do contexto atual da vida, levando a um compromisso em nível pessoal, comunitário e social.

3- PERGUNTAS PARA AJUDAR NO APROFUNDAMENTO DO TEXTO

1. Quais as dificuldades encontradas na sua comunidade com o uso da Bíblia na catequese dos adultos e quais foram os resultados?

2. Dêem algumas propostas concretas que poderiam levar adiante essa questão na sua Diocese e no seu Regional.


BIBLIOGRAFIA
· Como nossa Igreja lê a Bíblia - CNBB - Paulinas – 1995.
· Crescer na Leitura da Bíblia- CNBB- Paulus, 2002
· A Bíblia na Catequese com Adultos - Revista Vida Pastoral de setembro-outubro 2001.
· A Bíblia na catequese - Inês Broshuis - Paulinas 2001.