Tradutor

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Seguidores

segunda-feira, 11 de março de 2013


Equipe Colegiada de Animação Bíblico-Catequética do Regional Noroeste se reuniu no último final de semana


Da esquerda para a direita (em pé): Pe. Alfredo, Laura, Fernanda, Elisa, Ir. Adila e Eronilda; (sentados): Ir. Jorge, Adelia, Teresinha, Pe. Joceir, Ir. Normando e Ir. Lori.

Foi realizado nos últimos dias 22, 23 e 24 de fevereiro o encontro Equipe Colegiada na cidade de Humaitá, no sul do Estado do Amazonas. O local que acolheu os participantes foi o Instituto Renascer, a Casa de Recuperação Masculina da Diocese de Humaitá, no km 12 da Rodovia Humaitá-Manaus.

O momento dedicado para estudo e reflexão do encontro girou em torno da Iniciação à Vida Cristã. Os participantes comentaram que o tema já vem sendo estudado nas bases há algum tempo, e que agora é preciso refletir como aplicar a IVC na prática comunitária. 

Além de partilharem um pouco da caminhada de cada diocese, também foi feito os repasses trazidos do Encontro Nacional pelo Articulador da Equipe, Ir. Jorge. Além disso, outro ponto discutido foi a escolha da nova Equipe Colegiada para o biênio 2014-205. O grupo aproveitou a ocasião também para organizar os encaminhamentos do Encontrão com Catequistas que será realizado no mês de setembro, em Porto Velho, onde será apresentada a nova Equipe Colegiada.
 
SOBRE A EQUIPE COLEGIADA

A Equipe Colegiada é formada pelos coordenadores/as diocesanos/as da Comissão Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética das Dioceses de Cruzeiro do Sul (AC), Rio Branco (AC), Ji-Paraná (RO), Porto Velho (RO), Guajará-Mirim (RO), Humaitá (AM) e Prelazia de Lábrea (AM), que juntas compõem o Regional Noroeste da CNBB.
 
O encontro acontece duas vezes por ano. Seus objetivos giram em torno de manter a unidade entre as dioceses e Prelazia, encurtando as distâncias, à luz do direcionamento da CNBB. O encontro da Equipe Colegiada acontece duas vezes por ano: em fevereiro e setembro.
 
Texto: Eronilda de Souza Limeira, Teóloga e Secretária da Comissão.

2- A EDUCAÇÃO DE ADULTOS NA SAGRADA ESCRITURA

A Bíblia é um livro de adultos e para adultos. São os adultos que têm maior condição de refletir sobre o conjunto da mensagem e tomar decisões a partir da provocação da Palavra da Escritura. A Bíblia é texto essencial em catequese com adultos.

CONCLUSÃO.

2.1- A Revelação Bíblica e os adultos

A Bíblia é um livro escrito por adultos e para adultos.
Mostra o Itinerário de um povo que lê os sinais de Deus na sua história.
Nela os adultos mantêm vivas as tradições, transmitindo de geração em geração os fundamentos da fé (Sl 44. 78).
As festas são espaço de catequese, onde se prevê que o adulto seja o veículo da memória do fato celebrado (cf.: Êx 12,26-27).
As orações e recitações de relatos históricos são elementos importantes na educação da fé dos adultos.
O Shemá, “ouve, Israel”..., núcleo básico da fé de Israel, era rezado diariamente (Dt. 6,4-25) o Credo Histórico do povo de Deus (Dt.26,4-9). As advertências e consolações dos profetas são parte da formação dos adultos (cf. 2o Sm 12,1-14; Jr.7,1-15). Os Sapienciais mostram a diversidade de abordagens em livros escritos com óticas diferentes, conforme o contexto que querem responder .
A Bíblia trata do cotidiano com transparência e honestidade ao expor as fraquezas humanas de grandes figuras da fé.
Dentro dos limites da época e da cultura, promove o respeito à vida, chama à responsabilidade os adultos que precisam se posicionar diante da situação sócio-cultural em que vivem (cf. Dt.30,11-20).
O Novo Testamento mostra a formação dos adultos nas comunidades. Eram eles que se convertiam e levavam a família inteira à nova fé (cf. Lc 24, 13-35; Jo 4, 1-45; Lc 19,1-10; Mt 15, 21-31; At 8, 26-40; 10,1-48 ; 1Cor 11, 17-34 e outros).

Estas reflexões (que não pretendem ser completas) mostram que não se trata de colocar simplesmente a Bíblia na catequese com adultos e fazer a leitura de certos textos. Supõe que o agente saiba usar a Bíblia dentro de uma visão libertadora, dentro do contexto atual da vida, levando a um compromisso em nível pessoal, comunitário e social.

3- PERGUNTAS PARA AJUDAR NO APROFUNDAMENTO DO TEXTO

1. Quais as dificuldades encontradas na sua comunidade com o uso da Bíblia na catequese dos adultos e quais foram os resultados?

2. Dêem algumas propostas concretas que poderiam levar adiante essa questão na sua Diocese e no seu Regional.


BIBLIOGRAFIA
· Como nossa Igreja lê a Bíblia - CNBB - Paulinas – 1995.
· Crescer na Leitura da Bíblia- CNBB- Paulus, 2002
· A Bíblia na Catequese com Adultos - Revista Vida Pastoral de setembro-outubro 2001.
· A Bíblia na catequese - Inês Broshuis - Paulinas 2001.